Brand Equity: Quanto vale a sua marca?

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Brand equity é o valor que uma marca possui além dos produtos e serviços que ela oferece. É o valor intangível que uma marca acumula ao longo do tempo, incluindo sua reputação, reconhecimento, percepção do público e associações emocionais.

Uma marca com alto valor tem uma vantagem competitiva, pois os consumidores podem estar dispostos a pagar mais por seus produtos ou serviços, além de serem mais leais à marca e recomendá-la a outros. O brand equity é um ativo importante para as empresas e pode ser influenciado por diversos fatores, como a qualidade dos produtos, a estratégia de marketing, a imagem da marca e a experiência do cliente.

Brand Equity significa o valor da sua marca! Quanto mais uma empresa reflete seus valores e sua essência na marca, mais ela se torna um ativo importante e um verdadeiro diferencial competitivo para a empresa.

Como mensuramos esse valor?

Mensurar o brand equity de uma marca é um processo complexo que envolve a coleta e análise de diversas métricas e dados. Algumas das formas mais comuns de mensurar o brand equity incluem:

  1. Pesquisas de reconhecimento de marca: avaliar o nível de conhecimento e reconhecimento da marca entre o público-alvo.
  2. Pesquisas de associação de marca: identificar as associações que os consumidores têm com a marca, como qualidade, confiabilidade, inovação, etc.
  3. Pesquisas de preferência de marca: descobrir se os consumidores preferem a marca em relação aos concorrentes.
  4. Pesquisas de lealdade de marca: medir o grau de lealdade dos consumidores à marca, como frequência de compra, recomendação, etc.
  5. Análise de mídia social: monitorar a presença da marca nas mídias sociais e as interações dos consumidores com a marca.
  6. Análise financeira: avaliar o valor de mercado da empresa e o desempenho financeiro da marca.

Essas são apenas algumas das formas de mensurar o brand equity de uma marca. O ideal é combinar várias metodologias para ter uma visão mais abrangente do valor da marca.

Fatores Internos e externos

Os 4 fatores internos avaliados pela Interbrand para definir o valor de uma marca são:

  • Clareza interna sobre o que a marca representa;
  • Proteção, quão segura é a marca em diversas dimensões;
  • Comprometimento, o compromisso de toda a empresa com a marca;
  • Capacidade de resposta, a habilidade de responder às mudanças, desafios e oportunidades do mercado

Os 6 fatores externos são:

  • .Autenticidade, a marca precisa ser baseada em uma verdade e capacidade interna;
  • Consistência, o grau em que uma marca ganha vida em todos os pontos de contato ou formatos;
  • Relevância ,adequação das entregas da marca às necessidades e desejos dos clientes;
  • Presença, o grau em que a marca é percebida como onipresente e recebe comentários positivos;
  • Diferenciação, o quanto clientes/consumidores percebem um posicionamento distinto da concorrência;
  • Entendimento, profundo dos valores qualidade se características únicas das marcas pelos seus públicos.

Marcio Loureiro é formado em Análise de Sistemas e possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Certificado em metodologias ágeis (CSM, CSPO, KMP), atua há mais de 25 anos em duas frentes distintas: na área de tecnologia e comunicação, desenvolvendo projetos para multinacionais como Coca-Cola, Shell, Petrobras e Sony Music; e paralelamente no mercado de entretenimento musical, onde trabalha como empresario, músico, diretor musical e produtor de grandes artistas. É sócio-fundador da PromoDigital, empresa premiada internacionalmente com ouro no IDEA Awards.

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